体育平台注册

O briefing para SEO é um documento que estrutura as principais informações acerca de um projeto de SEO para ajudar na produtividade e no foco. Assim, é um documento que funciona como um roteiro para as táticas da empresa, gerando clareza e transparência.

briefing para seo

No mundo da comunicação, especialmente na publicidade e no marketing, os briefings são peças obrigatórias antes de qualquer projeto. Ajudam a alinhar expectativas e a garantir padronização de qualidade , de modo que todos saiam satisfeitos com o processo e com os resultados.

Por isso, é importante que falemos de briefing para SEO também. Trata-se de uma documentação específica para organizar as ações de SEO e oferecer um norte para a equipe. É fundamental saber como estruturar um e como alcançar os melhores números a partir desse documento.

Neste conteúdo, a proposta é falar um pouco sobre briefing para SEO e mostrar a você como criar um projeto de documentação para otimizar suas táticas de SEO. 

Aqui você vai aprender:

    Boa leitura!

    O que é briefing para SEO?

    É um documento que reúne as informações mais relevantes acerca da empresa, dos concorrentes, do negócio e dos objetivos a serem alcançados com um projeto.

    Também define como esse projeto será desenvolvido e como se dará essa abordagem. Assim, é um importante roteiro para as ações e táticas .

    Da mesma forma, resume as ideias do cliente e as necessidades deles em cada projeto de SEO. Dessa forma, o briefing busca estabelecer alinhamento entre o que será feito e o que foi acordado com os contratantes.

    Para quem trabalha com marketing e publicidade, ter um briefing é algo bastante comum. É normal, por exemplo, que redatores de Marketing de Conteúdo ou de peças publicitárias trabalhem com briefings que trazem as informações necessárias resumidas para que eles produzam seus conteúdos.

    Entretanto, é também importante ressaltar a necessidade disso para a otimização para motores de busca (SEO). Afinal, traz os mesmos benefícios.

    O briefing compreende uma definição geral de tudo o que é fundamental para começar a agir, de modo a oferecer uma visão ampla do que afeta o SEO. Em termos gerais, abrange o cronograma, o orçamento, informações sobre o público-alvo etc.

    Um dos principais motivos para ter um briefing para SEO é reduzir o retrabalho . Ao organizar em um fluxo documental o que será feito, a empresa tem uma visão melhor dos processos e pode inclusive otimizar essas operações. É possível identificar tarefas não tão importantes e focar no que é mais relevante.

    Também ajuda a separar as atividades por pessoas em um time, de modo a coordenar melhor o conjunto.

    Outro ponto é a garantia de qualidade e de resultados alinhados com a expectativa dos clientes. O briefing resume bem o que será feito e como as ações serão realizadas, de forma que o cliente tem total transparência. Torna-se viável, inclusive, ter abertura para sugestões e melhorias.

    Outro ponto é a agilidade . Trabalhar com documentações que estruturam e resumem as ações é interessante para padronizar os processos e gerar maior produtividade no trabalho do dia a dia.

    Dessa maneira, é possível reduzir os gargalos e os problemas de produção, com um norte para ajudar na comunicação e no compartilhamento de ideias.

    Você também poderá gostar de:

    Como fazer um briefing para SEO?

    Agora, vamos começar a entender como fazer um briefing para SEO. Acompanhe!

    Análise de SEO

    Antes do briefing, você precisa ter contato com analistas que observem o trabalho do cliente e consigam identificar possíveis pontos de melhoria.

    Eles olham para os dados e indicadores e conseguem pontuar quais ações precisam ser realizadas de acordo com a viabilidade. É preciso contar com o apoio de pessoas especialistas nesse assunto.

    A visão do analista é o ponto de partida, pois define o status de SEO e o nível de qualidade das páginas até então. Isso pode inclusive estar na documentação para gerar maior visibilidade e transparência. A partir disso, é possível traçar planos coerentes para otimizar os resultados nos buscadores.

    Coleta das informações certas

    Inicialmente, é preciso se organizar para levantar as informações certas, antes mesmo de começar a escrever alguma coisa.

    Nesse sentido, a empresa deve estruturar os dados do cliente, buscar fazer as perguntas ideais acerca de qual é o objetivo das ações e de possíveis restrições ao projeto.

    Por isso, é bom ter um script para ajudar. Um script com as perguntas certas ajuda na busca dos dados adequados para definição de um bom briefing. Nesse caso, é como ter um roteiro para definir o roteiro, com as etapas e os pontos que devem ser preenchidos, como orçamento, cronograma, público e outras questões.

    Escolha de profissionais

    O briefing pode passar pela definição de quem vai fazer o quê. Então, separe muito bem as obrigações e saiba bem quem vai ficar encarregado de cada parte.

    Inicialmente, você pode dividir as ações de coleta de informações e preenchimento do documento, depois deve explicitar no próprio roteiro as responsabilidades com relação às estratégias.

    Conhecimento do portfólio de produtos e serviços do cliente

    Para um bom briefing, é crucial que a empresa conheça bem o seu cliente. Ter um domínio do catálogo de produtos e serviços ajuda a saber exatamente o que pode ser feito e qual é a finalidade das ações de SEO. Pode ser um objetivo para cada tipo de produto, a depender também da análise dos resultados até então.

    As orientações podem requerer um trabalho específico para cada tipo de produto, o que depende também do canal utilizado. Conhecer bem o cliente torna-se um passo imprescindível para escolher as ações mais adequadas e efetivas de SEO.

    Revisão dos pontos principais

    A criação do briefing deve sempre passar pelo crivo do cliente. Ele deve analisar as informações coletadas e inseridas para certificar-se de que tudo está de acordo com o contratado.

    É preciso também contar com o apoio crítico do contratante e com sugestões de melhoria contínua para alinhar e agilizar ainda mais os processos.

    Ou seja, a construção do briefing para SEO é um processo contínuo e frequente, em constante mudança e constante ajuste. Desse modo, obtêm-se os benefícios citados anteriormente, como maior visibilidade, maior alinhamento e maior produtividade.

    É importante reunir-se sempre com os clientes para tratar questões acerca do briefing e das táticas de SEO.

    Conhecimento sobre o público-alvo

    Como qualquer ação de Inbound Marketing , é preciso conhecer bem o público e a persona . A documentação de SEO deve explicitar quem é o cliente-alvo, do que ele precisa, como a empresa pode melhorar sua vida e atender a suas necessidades, etc. Isso gera contexto ao mesmo tempo em que especifica a finalidade daquele projeto.

    As táticas, com os prazos

    Em uma parte específica do seu briefing, você deve detalhar as táticas usadas para otimizar o SEO. É preciso ser bem claro, com as ações e planos, para gerar visibilidade e facilitar o controle posterior.

    Ações de otimização do site para carregamento rápido, ações de administração de links, otimização de conteúdos antigos são exemplos de táticas.

    O ideal é ser muito específico e direto, inclusive incorporando outras dicas que já mencionamos, como a designação de cada tarefa para a pessoa certa.

    É importante também colocar os prazos , com os períodos bem delimitados para cada ação. Afinal, assim você garante organização na execução desses planos e assegura que as tarefas realmente serão cumpridas de acordo com a finalidade estipulada.

    O que não pode faltar no briefing para SEO?

    Nesta seção, vamos detalhar exatamente o que deve ser incluído no seu briefing para SEO.

    Primeiro, uma definição da empresa e o histórico de quem é o seu cliente. Esse primeiro aspecto adiciona um contexto e especifica exatamente para quem é o briefing.

    Essas informações da empresa ajudam a entender exatamente a finalidade do projeto e o porquê das otimizações de SEO.

    O público-alvo ou a persona são outros elementos indispensáveis . Não deixe de detalhar para quem você está falando e quem a empresa está tentando atingir com as ações de SEO.

    Isso também adiciona contexto e ajuda a entender um pouco o comportamento do consumidor, o que reforça as estratégias de otimização.

    Outro ponto bom para não esquecer é a expectativa do cliente com relação ao projeto. Nunca deixe de explicitar essa questão, pois ela será essencial para avaliar o sucesso das estratégias posteriormente.

    Do mesmo modo, evidencie as finalidades e os objetivos, inclusive com indicadores a serem monitorados. O número de acessos, o número de cliques, as posições nas páginas de resultados e outras métricas são bons exemplos. Isso ajuda no controle do projeto e afunila a visão para foco no que é realmente importante.

    Não pode faltar também uma visão de benchmarking, com uma comparação e busca de referências no mercado.

    Essa é uma questão essencial para contextualizar o projeto, estimular a busca pelas melhores ideias de acordo com as tendências do mercado e também aprofundamento da postura da empresa com relação aos concorrentes.

    Vale reiterar também a necessidade crucial de evidenciar orçamento e prazos. Todos os elementos devem ser bem delineados pelos custos e pelos devidos períodos de execução para organizar o projeto.

    O briefing para SEO é um documento de extrema importância para as equipes que gerenciam os projetos de otimização para busca.

    Com essa documentação, a empresa se organiza e alinha suas ações com as expectativas dos clientes, de modo a gerar aumento de produtividade e precisão. É preciso atentar para a necessidade de explicitar os objetivos, o público-alvo, a descrição da empresa contratante e outros pontos.

    Se você gostou deste conteúdo, entenda melhor como funcionam as palavras-chave !

    Compartilhe
    体育平台注册 (官方体育网平台)_Premium content experiences
    体育平台注册 (官方体育网平台)_Premium content experiences
    体育平台注册 (官方体育网平台)_Premium content experiences
    体育平台注册 (官方体育网平台)_Premium content experiences

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

    Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade da 信誉好的体育平台 !

    英雄联盟竞猜查询决赛 csgo赛事结果 极速电竞外围比赛可靠 荣耀电竞比赛排榜(荣耀电竞积分下载v4.9版) 亿电竞(河北)结果查询 英雄联盟竞猜比分入口